Buscar em:

Silvisul Florestal e Ambiental
Silvisul Florestal e Ambiental

BLOG




Projetos ambientais: uma inspiração global
17/07/2020


No mundo, diversos projetos que tem como objetivo preservar ecossistemas, reduzir emissões de gases de efeito estufa e ajudar comunidades a se desenvolverem estão em andamento, embora em escalas distintas de acordo com a região em que acontecem e com os recursos que elas possuem.

Esses projetos podem resultar em impactos positivos significativos não só para o meio ambiente, mas também para sociedades afetadas por problemas ambientais, trazendo mais empregos, oportunidades, resiliência à mudança do clima e, até mesmo, resolução para conflitos. A partir deles, tecnologias podem se tornar mais acessíveis, regiões que enfrentam graves problemas podem se reerguer e um novo modelo de desenvolvimento pode surgir.

Um exemplo: Liuzhou: A “cidade floresta” – China

Até final de 2020, a China irá abrigar a primeira “cidade floresta” do mundo. Na região montanhosa de Guangxi, localizada ao sul do país, uma área de 175 hectares se transformará em um projeto do arquiteto italiano Stefano Boeri, que planejou uma cidade verde com casas, escritórios, escolas e hospitais cobertos por mais de 100 espécies vegetais.

Além de mais de 40 mil árvores e mais de 1 milhão de plantas distribuídas pelos parques, jardins, ruas e fachadas, a cidade será autossuficiente em energia, utilizando energia geotérmica para o funcionamento de ares-condicionados interiores e painéis solares nos telhados dos edifícios para a geração de eletricidade. Após a construção da cidade, que acolherá 30 mil pessoas, é estimado que ela absorverá cerca de 10 mil toneladas de CO2 e, a cada ano, cerca de 57 toneladas de outros poluentes.

O projeto visa construir uma área urbana realmente sustentável, combinando a autossuficiência energética e o uso da energia sustentável com o aumento da biodiversidade e a redução da poluição. Nela, será possível reduzir a temperatura média do ar, criar barreiras sonoras e, ainda, abrigar espécies de pequenos animais que habitam a região de Liuzhou.


Confira o vídeo:




Enviar comentário








VEJA TAMBÉM